Comunicação Organizacional e Institucional

Sexta, 31 de Maio de 2019

 

Segunda, 6 de Maio de 2019

 

Sexta, 28 de Abril de 2017

 


Quinta, 28 de Abril de 2016

 

Coordenador

José Gabriel Andrade (Universidade Católica Portuguesa/Universidade do Minho)

e-mail: jgandrade@braga.ucp.pt


Coordenadora-adjunta:

Ana Raposo (Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa) 

e-mail: araposo@escs.ipl.pt


Breve descrição do GT: 

O Grupo de Trabalho em Comunicação Organizacional e Institucional reúne académicos que desenvolvem trabalho de investigação no âmbito da comunicação empresarial e institucional, assim como de relações públicas e , e surge da vontade de aproximar visões num campo disciplinar que tem originado entendimentos diferenciados e pouco coincidentes. 

Embora o desenvolvimento científico e a evolução do pensamento humano radique na diversidade de opiniões e na colisão de visões sobre uma mesma matéria, a dispersão de esforços e o desencontro de vontades pode dificultar em muito o aproveitamento de sinergias e a construção de pontes para o entendimento. 

A área disciplinar da comunicação organizacional e institucional tem beneficiado pouco dessas pontes para o entendimento. Embora haja já muito trabalho de qualidade neste campo científico, é imprescindível a existência de uma rede académica forte e alinhada, que mantenha um diálogo constante e contribua para o reforço da produção e do estudo da comunicação organizacional e institucional em Portugal e no estrangeiro. 

Todos os membros deste grupo devem ansiar por aumentar a sua compreensão dos processos, dos modelos, dos constrangimentos e dos desafios da comunicação organizacional e institucional, com a certeza de que uma boa articulação entre conceitos, teorias e metodologias irá contribuir para uma melhoria a nível social. 

Missão do GT:

Construir uma identidade reconhecida e sólida dos estudos de Comunicação Organizacional e Institucional em Portugal. 

Objetivos do GT:

- Estimular a investigação teórica-empírica e o estudo científico do campo disciplinar do GT, tendo em vista a consolidação da comunicação organizacional e institucional enquanto áreas científicas de referência no panorama académico nacional e internacional. 

- Motivar uma produção científica consistente por parte dos membros do GT, para que colaborarem ativamente em projetos de investigação e iniciativas de valorização académico-científica.

- Difundir informação sobre o campo disciplinar do GT, garantindo o reconhecimento público do valor das áreas disciplinares de comunicação organizacional e institucional. 

- Promover e apoiar atividades e projetos de investigação, que sejam do interesse de académicos e profissionais do campo da comunicação organizacional e institucional.  

- Dinamizar um diálogo profícuo entre várias as instituições de ensino superior responsáveis pela formação nas áreas disciplinares de comunicação organizacional e institucional, combatendo a dispersão, conjugando sinergias e aproximações estratégicas em nome de um debate científico de excelência.


 


Coordenador 2002-2011

Viegas Soares - ESCS

Teresa Ruão - U. Minho (Adjunto)

Susana Carvalho - INP (Adjunto)


Coordenador 2011-2015

Sandra Pereira - ESCS 

Teresa Ruão - U. Minho (Adjunto)

Susana Carvalho - INP (Adjunto)


Coordenador 2015-2017

Teresa Ruão - U. Minho

César Neto - ESCS (Adjunto) 


Publicações

Comunicação Organizacional e Relações Públicas: horizontes e perspetivas. Relatório de um debate




Editores: Ruão, T.; Freitas, R.; Ribeiro, P. & Salgado, P.    ISBN: 978-989-8600-14-1
Link