Públicos e Audiências
Fundamentação da criação de secção de Públicos e de Audiências
Os estudos sobre públicos e audiências constituem-se como uma área fundamental de investigação em Ciências da Comunicação. Na atualidade, o seu papel reveste-se de importância acrescida, pois as audiências e os públicos não se estabelecem apenas como consumidores, mas cada vez mais como participantes efetivos no espectro mediático. Esta realidade reveste-se de importantes dimensões, que colocam o indivíduo no centro da discussão relativa aos media. Quais são os ambientes mediáticos em que se movimenta? Quais são os saberes que evidencia para lidar com os media? Serão hoje as audiências tão ativas e autónomas no sentido que Fiske (1994) lhes deu? Como oscilam entre a interação e a participação (Carpentier, 2011)? Como são empoderadas para se movimentarem num contexto de dispersão de saberes, espaços e contextos?
A relevância dos estudos sobre públicos e audiências manifesta-se em todas as gerações e de forma dinâmica (Goran & Skogerbø, 2013). Quer a nível individual, quer por grupo geracional, quer através de uma interação entre vários grupos de várias idades. Certo é que os media são constituintes das nossas vidas e a interação com eles é praticamente inevitável. Esta inevitabilidade implica uma necessária melhor compreensão desta relação simbiótica, nas suas múltiplas facetas. Tendo em conta a diversidade e até dispersão, quais são, ainda, as metodologias que melhor servem a área e quais as complementaridades que se podem constituir entre elas?
Coordenação
Maria José Brites (PhD) tem uma vasta publicação na área dos estudos de audiências e receção, inclusive com parcerias com investigadores internacionais. Destaca-se a participação na rede CEDAR - Consortium on Emerging Directions in Audience Research (tendo co-coordenado o cluster de Métodos e Metodologias), nas ações Cost ISO906 e IS1401 e num conjunto de projetos nacionais e internacionais (RadioActive Europe, Inclusão e Participação digital, E-audiences, News as Democratic Resources, ANLite: Audiences, news and literacies e Crianças e Jovens em Notícia).
Email: britesmariajose@gmail.com
Marisa Torres da Silva (PhD) tem também uma larga experiência de publicação na área de estudos dos media e do jornalismo, abordando em particular a relação entre jornalismo, públicos e democracia. Foi coordenadora nacional do projeto colaborativo internacional News as Democratic Resources (2013-2018) e participou como membro na ação Cost ISO906, no projeto E-audiences e na rede CEDAR.
Email: marisatorresilva@gmail.com
Breve descrição e Objetivos
Breve descrição do GT
A criação do GT de estudos de Públicos e de Audiências tem como objetivo reforçar e dar mais visibilidade à comunidade científica portuguesa que tem estudado a Comunicação pelo ponto de vista dos consumidores e participantes nos media.
Objetivos do GT
- Projetar o trabalho do GT a nível nacional e internacional, através da divulgação das iniciativas e do trabalho desenvolvido.
- Contribuir para a divulgação da subárea em Portugal.
- Divulgar a informação particular do GT através da criação e fomentação de eventos científicos e também ao nível da sociedade civil mais vasta.
- Estreitar a comunicação entre os membros que integram o GT.
Investigadores associados
- Maria José Brites [Responsável]
- Marisa Torres da Silva [Co-Responsável]
- Ana Cristina Ribeiro Pereira
- Ana Filipa Pereira Oliveira
- Ana Patrícia Soares da Silveira
- António Baía Reis
- Carla Ganito
- Carla Preciosa Braga Cerqueira
- Catarina do Amaral Dias Duff Burnay
- Catarina Valdigem
- Catarina Valdigem
- Cátia Ferreira
- Célia Quico
- Daniel dos Santos Cardoso
- Fernando Catarino
- Inês de Oliveira Castilho e Albuquerque Amaral
- Isabel Moreira Macedo
- João Carlos Ferreira Correia
- José Manuel Pereira Azevedo
- Lénia Rego
- Lídia Soraya Barreto Marôpo
- Luís Bonixe
- Manuel Joaquim de Sousa Pereira
- Manuel José Carvalho de Almeida Damásio
- Maria Cristina Mendes da Ponte
- Maria da Luz Ferreira Abreu Sousa Correia
- Maria de Lurdes de Sousa Macedo
- Mariana Cristina Melo Inácio Marques
- Marisa Mourão
- Paula Bela Rosa Luís Lopes
- Paula Maria Ferreira do Espírito Santo
- Pedro Jerónimo
- Pedro Pinto de Oliveira
- Rita Alexandra Manso Araújo
- Rita Joana Basílio de Simões
- Rita Maria Brás Pedro Figueiras
Atividades
Gravação da sessão YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=lBPyf37ezKE
I Encontro GT Públicos e Audiências
Contributos e quadros teóricos para os estudos de audiências e de receção
Data: 12 de novembro de 2020
(transmissão e participação por Youtube/videoconferência))
Organização: SOPCOM, NOVA FCSH e Universidade Lusófona
A coordenação do GT Públicos e Audiências da SOPCOM realizará, no próximo dia 12 de novembro de 2020, o primeiro encontro científico bianual destinado a apresentação de investigação, com enfoque na discussão teórica em torno das áreas e estudos de públicos e audiências e receção. Este evento está pensado, de raiz, para decorrer à distância (face ao contexto pandémico atual) e será também um momento para reunir os membros do GT Públicos e Audiências, com o intuito de partilhar experiências e interesses de investigação, bem como discutir ideias e atividades futuras a desenvolver.
A participação é gratuita, com inscrição obrigatória. Solicitamos o preenchimento deste formulário.
Programa
MANHÃ
Transmissão em direto no Youtube: https://youtu.be/uTIArEjw8YY
9h – Boas vindas e apresentação (Marisa Torres da Silva e Maria José Brites)
9h30 – Keynote speaker: Miguel Vicente-Mariño, professor associado no Departamento de Sociologia e Serviço Social da Universidade de Valladolid e co-coordenador da secção de Audiência da IAMCR. Título da conferência: Notas para um mapeamento da pesquisa de audiência.
10h15 – Espaço para debate
10h45 – Intervalo
11h - Keynote speaker: Cristina Ponte, professora catedrática na Universidade Nova de Lisboa e coordenadora da equipa portuguesa da rede europeia EU Kids Online. Título da conferência: Em torno do conceito de envolvimento..
11h45 – Espaço para debate (via chat do Youtube)
12h15 – Pausa para Almoço
TARDE
Transmissão e participação via Zoom (restrito a sócios da SOPCOM)
14h – Encontro dos membros do GT Públicos e Audiências
16h30 – Encerramento
Comissão Organizadora:
Marisa Torres da Silva (NOVA FCSH / ICNOVA)
Maria José Brites (ULP / CICANT)
Organização e Instituição de Acolhimento:
SOPCOM, NOVA FCSH e Universidade Lusófona