Media Regionais e Comunitários

Os media regionais e comunitários têm registado um crescente interesse de vários quadrantes. Da comunidade científica internacional à Comissão Europeia, têm sido regular a produção de estudos e recomendações. Portugal não tem sido exceção. As recentes manifestações e iniciativas públicas em torno dos media, nomeadamente sobre o financiamento dos mesmos e o papel do Estado nesse processo, são disso exemplo. Este exemplo da atualidade é pertinente para reforçar a importância desta(s) área(s) de estudo.

O objetivo do GT de Media Regionais e Comunitários é produzir uma melhor compreensão dos fundamentos e transformações de projetos de media de âmbito regional, local, hiperlocal e comunitário; os desafios e oportunidades que se apresentam no ambiente digital; o seu papel no contexto português e, sempre que possível, numa relação de conhecimento e comparação com o restante contexto lusófono.

Consideramos prioridades para o GT mapear a investigação realizada em Portugal, trabalhar ativamente em campo, mapear a evolução da indústria e seus novos concorrentes, sistematizar o conhecimento abundante e disperso no subcampo, detetar áreas para pesquisas futuras, aprofundar a base teórica do fenómeno e esclarecer o significado de jornais e notícias “locais”, num contexto de globalização.

O GT de Media Regionais e Comunitários é concebido como um fórum aberto a investigadores e profissionais dispostos a discutir os atuais mercados dos media regionais e os padrões de consumo. Devido à ampla gama de possíveis tópicos de pesquisa, o grupo cooperará com outros GT’s da SOPCOM, garantindo uma comunicação confiável das descobertas na comunidade científica. É de especial importância para o GT ajudar a desenvolver percursos de iniciação à investigação, por jovens que se interessem por este(s) tema(s).

Eventos

Jornadas SOPCOM: “Jornais e rádios locais: desafios empresariais e editoriais”  / 1 de Junho de 2020 / Universidade da Beira Interior / Mais informações: http://www.labcom-ifp.ubi.pt/event/3338