Publicidade

Sexta, 21 de Julho de 2017

 

Quinta, 24 de Novembro de 2016

 

Coordenadora: Helena Pires (Universidade do Minho / Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade) hpires@ics.uminho.pt 
Coordenador-adjunto: Francisco Mesquita (Universidade Fernando Pessoa) fmes@ufp.edu.pt 

O GT de “Publicidade” pretende ser um grupo de trabalho que congrega investigadores, docentes e profissionais, provenientes de diferentes áreas teóricas que exerçam funções no domínio da comunicação publicitária com interesses comuns. Procura assumir como missão estudar todas as dimensões que envolvam a comunicação publicitária, desde a investigação ao ensino para que possam existir profissionais competentes, eficientes e eficazes. Visa também a construção de um campo comum e transversal de saberes que permita criar uma identidade nos estudos das Ciências da Comunicação concretamente da Comunicação Publicitária em Portugal e que se possam tornar uma referência ao nível nacional e internacional. 

Estimadas(os) colegas, Nos últimos anos, a linha de investigação sobre Publicidade da SOPCOM tem vindo a dar passos decisivos no respeitante à sua implementação. É importante continuar a consolidar e aperfeiçoar os resultados de eventos como as Jornadas de Publicidade, bem como traçar outros rumos complementares, mas igualmente importantes. Estes rumos encontram-se sistematizados em duas linhas de força de ação principais: 
LINHA DE FORÇA Nº 1: Proposta de novas atividades. É composta por quatro eixos de intervenção: 
- Eixo da promoção do GT de Publicidade; 
- Eixo da dinamização das relações institucionais; 
- Eixo da educação para a publicidade; 
- Eixo da produção editorial.  
LINHA DE FORÇA Nº2: Consolidação de atividades. Apresenta dois eixos de intervenção: 
- Eixo de gestão das Jornadas de Publicidade; 
- Eixo da consolidação do GT na comunidade científica das Ciências da Comunicação. 
A dinamização destas duas linhas é impossível sem a colaboração de todos os membros. A sua implementação efetiva implicará a organização de unidades operativas que se pretendem as mais alargadas à participação. No biénio em curso, 2018-2019, pretendemos dar seguimento à estratégia de consolidação do grupo, tal qual definida em anos anteriores, bem como explorar, se possível, novas oportunidades, procurando estimular o cumprimento da missão do Grupo, a sua dinamização, bem como a sua coesão e envolvimento com a comunidade científica e sociedade em geral. 

As nossas maiores saudações académicas, 
Helena Pires & Francisco Mesquita

Objectivos

  • 1. Reflectir sobre o que se faz e ou deve fazer no ensino superior no âmbito da publicidade;
  • 2. Incrementar e apoiar a investigação científica no âmbito da publicidade;
  • 3. Dinamizar para a investigação a constituição de equipas de trabalho que integrem, na medida do possível, um leque diversificado de membros do GT de diferentes instituições e organismos;
  • 4. Promover e divulgar os trabalhos que se realizam no âmbito deste GT e de toda a informação pertinente que contribua para valorizar esta área do saber;
  • 5. Activar e facilitar as relações entre a academia e o sector profissional da comunicação publicitária;
  • 6. Procurar assessorar empresas e agências de publicidade;
  • 7. Favorecer a circulação de informação entre os seus membros;
  • 8. Estimular a participação dos seus membros nos congressos nacionais e internacionais referentes à sua actividade e nos que sejam desenvolvidos pela SOPCOM;
  • 9. Promover a publicação em revistas especializadas nacionais e internacionais;
  • 10. Promover a publicação de livros;
  • 11. Promover encontros, acções de formação e congressos onde se discuta e divulgue a investigação científica neste domínio,
  • 12. Criar bases de dados sobre a pesquisa e o ensino da Comunicação Publicitária;
  • 13. Dinamizar a criação de Centros de Investigação na área da Comunicação Publicitária e apoiar os que já existem;
  • 14. Criar parcerias internacionais.

Actividades

RELATÓRIO E PLANO DE ATIVIDADES 2018-19

Memória: Jornadas

 I Jornadas de Publicidade & Comunicação

II Jornadas de Publicidade & Comunicação

III Jornadas de Publicidade & Comunicação

IV Jornadas de Publicidade & Comunicação 

V Jornadas de Publicidade & Comunicação

VI Jornadas de Publicidade & Comunicação

 

 

Memória: Reuniões

Acta de reunião de 18 de Outubro de 2013

Acta de reunião de 23 de Outubro de 2014

 

Planificação de Actividades

- 2012 -

1. Levar os membros a participar no 5º encontro do GT em Braga2. Procurar desenvolver atividades entre os membros do GT3. Alargar o âmbito de atividades do GT4. Procurar reunir investigadores para se realizar uma nova publicação

 - 2013-2014 -  

1. Promoção: conceção, organização e dinamização do site/página/blog/etc. do GT;

2. Relações institucionais: estabelecimento ou gestão de contatos e protocolos com partners institucionais nacionais e internacionais; 

3. Educação para a publicidade: organização e dinamização de um fórum de experiências científico-pedagógicas com o propósito de conceber e programar eventos letivos de cooperação inter-universitária;

4. Edição: dinamização para a publicação de obras sobre a temática da publicidade, quer sejam originais ou de referência (traduções).

5. Gestão: balanço do figurino tradicional das Jornadas de Publicidade & Comunicação e desenvolvimento de linhas possíveis de dinamização, tendo em atenção a conjuntura de crise (por ex, o modelo ‘jornadas virtuais’ de cariz nacional ou internacional)

6. Dinamização e alargamento das admissões de novos membros – não só profissionais do setor, mas igualmente estudantes de mestrado e de doutoramento.

Investigadores Associados


(Coordenadores)

Maria Helena Martins da Costa Pires;

Francisco Manuel, Morais Mesquita;

 

Maria Luisa Peixoto de Magalhães Gouveia;

Ivone Marília Carinhas Ferreira;

Gisela Marques Pereira Gonçalves;

Ana Andreia Galhardo Rodrigues;

Eduardo José Marcos Camilo;

Mário Mesquita;

Maria Alcina Velho Dourado da Silva;

Jorge Domingos Carapinha Veríssimo;

Carla Cristina Medeiros Dias Vieira;

Álvaro Miguel da Costa Lima Cairrão;

Helena Maria de Figueiredo Pina;

Maria do Rosário Raposo Correia;

Sara Teixeira Melo de Oliveira Balonas;

Ana Guilhermina Seixas Duarte Melo;

Eduardo Zilles Borba;

Fernanda Isabel de Jesus Viana do Carmo Ribeiro;

Herlander Alves Elias;

Paulo Cardoso;

Luísa Augusto;

Elsa Simões;

Sandra Tuna;

Maria Alexandra Guedes Pinto;

Sandra Lopes Miranda;

Sandra Oliveira;

Paulo Alexandre Pires Pinto da Silva;



Ferramentas

Plataforma on line para realização digital de conferências (em construção)

Este link possibilitará a concretização de eventos partilhados on line: conferências, jornadas, colóquios, etc.. 

Basta entrar em contato com as instituições universitárias com as quais pretende partilhar o evento, instalar programa e começar. Antes de operacionalizar o link, siga as respetivas instruções.

Ligações úteis (em construção)

Aqui encontrará uma listagem de sítios considerados relevantes no domínio da publicidade: por exemplo, universidades, centros de investigação, associações nacionais e internacionais de pesquisa em comunicação, grupos de trabalho em publicidade, bases de dados de anúncios de publicidade, etc..

 

Contacto

Escreva-nos:gppublicidadecominicacao@gmail.com

Publicações

Publi-cidade e comunicação visual urbana / Helena Pires & Francisco Mesquita

2018 | CECS - UMinho. ISBN:978-989-8600-76-9 

 A publicação que aqui apresentamos reúne textos de caráter diverso sobre muitas das enumeradas dimensões da Publi-cidade e da comunicação visual urbana. Desde a arte urbana e a moda (Francisco Mesquita e Madeleine Müller), passando pela arte urbana na sua relação com os lugares do habitar (Helena Pires), pelas estratégias criativas de comunicação estratégica, convocando os valores da participação e da cidadania (Ana Melo), até às implicações das novas tecnologias na paisagem publicitária urbana (Eduardo Zilles Borba, Marcelo Zuffo e Francisco Mesquita), às práticas públicas no espaço urbano (Pedro Andrade) e às perceções sobre as transformações no espaço público (Paulo Ribeiro Cardoso e Teresa Cerquinho da Fonseca), expressas, nomeadamente em contexto de entrevista exploratória (Felipe Zamara), são múltiplos os contributos e os olhares que aqui se justapõem, compondo ritmos de análise, de observação e reflexão sincopados entre si.

Motivados pelo desafio lançado no quadro do Grupo de Trabalho de Publicidade da Sopcom (Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação), tendo por fim a publicação sobre uma temática especialmente pertinente na atualidade, os editores, na dupla qualidade de coordenadores do Grupo, fazem votos para que as leituras aqui deixadas sejam do agrado de todos quanto trabalham, estudam, ensinam e investigam nas áreas da publicidade e da comunicação visual urbana!” [Nota introdutória]


Mesquita, F.; Müller, M. (2018). Admirável moda sustentável: vestindo um mundo novo. Ílhavo: Adverte. ISBN: 978-989-54149-0-1

O título deste livro remete, de forma explícita, para a obra homónima de Aldous Huxley, publicada em 1932. A analogia não é inocente: se Admirável Mundo Novo reflete os medos e as preocupações face à progressiva industrialização da sociedade e aos avanços da biociência e da tecnologia, o que sobressai nesta Moda Sustentável é a tentativa séria de promover comportamentos que forneçam uma resposta adequada aos grandes problemas ambientais do nosso tempo.

À distopia de Huxley procura-se contrapor uma generosa utopia de estilos de vida que impeçam a destruição acelerada do planeta que habitamos. Se na ficção de Huxley os cidadãos tomam o “soma” – uma espécie de droga da felicidade que é também sedativo da civilização – em Admirável Moda Sustentável todos somos convidados a adotar procedimentos que circulem como hemoglobina cultural num planeta cada vez mais poluído por todo o tipo de lixos e obsolescências.

 Se em Huxley é patente o pessimismo nos resultados da interação do homem com a tecnologia, enfatizando os seus efeitos perversos, com este livro contrapõe-se um otimismo controlado, no que se refere à urgente necessidade de combater os perigos que resultam dos atropelos às mais elementares regras do consumo e do respeito ecológico. Só essas regras e posturas adequadas podem impedir que se corte o fio dos sonhos e das esperanças no Admirável Mundo Novo. 

Admirável Moda Sustentável: vestindo um novo mundo, pode ser lida como um aviso, ou um grito de alma. Trata de procedimentos a adotar que são urgentes e inadiáveis. Não tanto por se encontrarem na ordem do dia, mas porque infelizmente muitas vezes não estão.


Mesquita, F. (2018). Do Paleo-cartaz ao cartaz camaleónico - design, criatividade, inovação e tecnologia. Ílhavo: Adverte. ISBN: 978-989-207-998-1

O cartaz, esse objeto gráfico que de alguma forma percorreu todas as civilizações, surge aqui abordado segundo várias diretrizes, algumas suscetíveis de poderem contemplar outros olhares. Foram definidas quatro grandes tipologias de cartaz, coincidentes com alguns marcos da história do Homem: O paleo-cartaz, o cartaz-folheto, o cartaz moderno, o cartaz hodierno e, dentro deste, o cartaz digital e o cartaz camaleónico.

 O cartaz camaleónico diferencia-se de todos os anteriores, enquanto objeto gráfico impresso, pela capacidade que tem de mudar a mensagem que emite durante o tempo de exposição. Esta característica resulta da aplicação de materiais inteligentes, os quais permitem abrir  novas janelas, ainda que experimentais, no campo da comunicação visual.