Comunicação e Política

6 a 7 de Dezembro de 2018

 

Visão geral: O GT de Comunicação Política tem como objectivo central a dinamização e promoção da investigação e discussão nas áreas da Comunicação e da Política, através da partilha de saberes interdisciplinares em torno destes domínios do saber. No plano institucional e tendo em conta as redes interinstitucionais que se têm gerado em torno dos Congressos da SOPCOM e deste GT, pretende-se continuar a investir na promoção de um olhar e de discussões que captem quer a diversidade regional, a nível nacional, quer o interesse de investigadores no plano internacional. Dentro do enquadramento e visão geral para o GT pretende-se ainda continuar a apostar na projecção académica, e também pública, dos trabalhos produzidos no GT, no plano da investigação sobre as temáticas da Comunicação e Política. 
 O GT de Comunicação e Política, nas pessoas da Coordenadora (Professora Paula do Espírito Santo) e Vice- Coordenador (Professor João Carlos Correia), renova os votos de Bom Trabalho a todos os investigadores membros do GT, e acolhe com um voto de Boas Vindas todos os novos colegas que se nos queiram associar! Juntos vamos continuar a trabalhar, e a projetar mais longe as nossas ideias e trabalho! Obrigada a todos!

Breve história

O GT de Comunicação e Política da SOPCOM constituiu-se, em 2007, por iniciativa do Professor João Carlos Correia, da Universidade da beira Interior, que, em torno de si, juntou um grupo de investigadores de várias instituições nacionais e estrangeiras, nestas últimas incluindo número apreciável de investigadores de instituições universitárias brasileiras. Durante vários anos, o GT teve como equipa dinamizadora o Professor João Carlos Correia (Coordenador), O Professor Gil Baptista Ferreira (Vice-Coordenador) e a Professora Paula do Espírito Santo (Vice-Coordenadora). Ao longo dos primeiros 8 anos (2007-2015), e em resultado direto de Encontros e Congressos associados ao GT, produziram-se, pelo menos, uma dezena de edições conjuntas e livros, para além de centenas de textos produzidos no decurso da investigação apresentada nos Encontros do GT e nos Congressos regulares da SOPCOM. A sublinhar que dos vários Encontros realizados e dos Congressos da SOPCOM resultou trabalho, não só no referido plano editorial, mas também e, sobretudo, a nível do estreitamento de laços institucionais e partilhas de saberes que ficam para a posteridade.

Objectivos do GT

2. Objectivos
  • 2.1. Estreitar laços de comunicação entre os membros do GT, através de comunicação regular sobre iniciativas de interesse para o GT.  
  • 2.2. Contribuir para o aprofundamento da massa crítica em torno da discussão das matérias da Comunicação e Política, através nomeadamente também do aumento do número de membros do GT e do acolhimento das suas propostas e dos seus trabalhos.  
  • 2.3. Concretizar Encontros do GT para além dos momentos/anos dos Congressos regulares da SOPCOM.  
  • 2.4. Concretizar iniciativas de publicação em livros ou edições especiais, de preferência em editores ou revistas indexadas.  
  • 2.5. Concretização de iniciativas de proposta de projectos, financiados quer a nível nacional (ex. FCT), quer, se se proporcionar a nível internacional, e/ou ainda de iniciativas de projectos não financiados.  
  • 2.6. Projectar o trabalho do GT em termos nacionais e internacionais, através da divulgação das iniciativas e trabalhos realizados

Plano de Atividades (2018-2019)

3 . Plano de Atividades 
  • 3.1. Concretização de acções, com divulgação via SOPCOM, preferencialmente, de promoção dos objectivos do GT, com vista à entrada de novos membros, e ao desenvolvimento de projectos de trabalho conjunto. 
  • 3.2. Concretização de 2 ou mais Encontros, além do Congresso da SOPCOM. 
  • 3.4. Contribuir para a promoção da publicação e investigação académica e científica nos domínios da comunicação política