Comunicação e Política
- Eventos
- Apresentação
- Breve história
- Objectivos do GT
- Plano de Atividades (2019-2021)
- Investigadores
- Publicações (mais recentes)
- Organização de Encontros e Conferências (mais recentes)
- Áreas de interesse do GT
Coordenador-adjunto: Ricardo Morais (Universidade da Beira Interior/Labcom)
Breve história
O GT de Comunicação e Política da SOPCOM constituiu-se, em 2007, por iniciativa do Professor João Carlos Correia, da Universidade da Beira Interior (UBI), que, em torno de si, juntou um grupo de investigadores de várias instituições nacionais e estrangeiras, nestas últimas incluindo número apreciável de investigadores de instituições universitárias brasileiras.
Durante vários anos, o GT teve como equipa dinamizadora o Professor João Carlos Correia (Coordenador), O Professor Gil Baptista Ferreira (Coordenador-adjunto) e a Professora Paula do Espírito Santo (Coordenadora-adjunta).
O Grupo de Trabalho de Comunicação e Política da Sopcom tem uma forte tradição enraizada nesta associação em termos de publicações e organização de congressos.
Ao longo dos anos da sua existência, e em resultado direto de Encontros e Congressos associados ao GT, produziram-se edições conjuntas e livros, para além de textos no decurso da investigação apresentada nos Encontros do GT e nos Congressos regulares da SOPCOM.
A sublinhar que dos vários Encontros realizados e dos Congressos da SOPCOM resultou trabalho, não só no referido plano editorial, mas também e, sobretudo, a nível do estreitamento de laços institucionais e partilhas de saberes que ficam para a posteridade.
Objectivos do GT
1. Estreitar laços de comunicação entre os membros do GT, através de comunicação regular sobre iniciativas de interesse para o GT.
2. Contribuir para o aprofundamento da massa crítica em torno da discussão das matérias da Comunicação e Política, através nomeadamente também do aumento do número de membros do GT e do acolhimento das suas propostas e dos seus trabalhos.
3. Concretizar Encontros do GT para além dos momentos/anos dos Congressos regulares da SOPCOM.
4. Concretizar iniciativas de publicação em livros ou edições especiais, de preferência em editores ou revistas indexadas.
5. Concretização de iniciativas de proposta de projectos, financiados quer a nível nacional (ex. FCT), quer, se se proporcionar a nível internacional, e/ou ainda de iniciativas de projectos não financiados.
6. Projectar o trabalho do GT em termos nacionais e internacionais, através da divulgação das iniciativas e trabalhos realizados
Plano de Atividades (2019-2021)
1. Concretização de acções, com divulgação via SOPCOM, preferencialmente, de promoção dos objectivos do GT, com vista à entrada de novos membros, e ao desenvolvimento de projectos de trabalho conjunto.
2. Concretização de, pelo menos 1 a 2 Encontros, além do Congresso da SOPCOM.
3. Contribuir para a promoção da publicação e investigação académica e científica nos domínios da comunicação política
Investigadores
- Paula Maria Ferreira do Espírito Santo [Responsável]
- Ricardo Morais [Co-Responsável]
- Andreia Filipa Pinto Rendo
- Anna Carolina Nogueira Coutinho
- António José Ferreira Bento
- António José Rosas da Silva Pereira
- Bianca Persici Toniolo
- Fabio Regueira Jardelino da Costa
- Felisbela Maria Carvalho Lopes
- Filipa Mónica de Brito Subtil
- Filipe Montargil
- Francisca Gonçalves Amorim
- Gil Baptista Ferreira
- Gisela Marques Pereira Gonçalves
- Isabel Maria Salema dos Santos Morgado
- João Carlos da Silva Martins
- João Carlos Ferreira Correia
- João Manuel Rocha
- Joaquim Mateus Paulo Serra
- Jorge Ferreira Dias de Figueiredo
- Márcia Rogério Marat Moreira Pisco Cardoso Grilo
- Marco José Marques Gomes Alves Gomes
- Maria Estrela Serrano
- Paula Maria Ferreira do Espírito Santo
- Pedro Neto
- Pedro Pinto de Oliveira
- Ricardo Morais
- Rui Manuel Sobral Centeno
- Samuel Mateus
- Sandra Isabel Costa Pereira
- Sara Alves Calado
- Sónia Pedro Sebastião
- Susana Maria Cerqueira Borges
- Susana Maria Silva Sampaio Dias
Publicações (mais recentes)
(Página em atualização)
Capítulos de livros
2019
Correia, J.C (2017), Redes e democracia: uma abordagem teórica das redes e do ativismo, in Isabel Babo, José Bragança de Miranda, Manuel José Damásio e Massimo Di Felice (org.), Netativismo, Lisboa, edições universitárias lusófonas. (Networks and democracy: a theoretical approach to networks and activism)
Espirito Santo, P. & R. Figueiras, (2019). “Populism and the media factor: The Portuguese case in a European comparative perspective”, in E. Hidalgo Tenorio, M.-A. Benitez-Castro, F. De Cesare (ed.). Populist Discourses - Critical Approaches to Contemporary Politics. London: Routledge.Sousa, J., Reis, B., & Morais, R. (2019) “Facebook e mobilização cívica em tempos de Troika”. in P. Lopes, & B. Reis (Eds.). Comunicação digital: media, práticas e consumos. Lisboa: Portugal: NIP-C@M & UAL.2018
Espirito Santo, P. (2018b), “Eleitores-emigrantes e voto: cidadania e nacionalidade na CPLP, em perspetiva comparada”, in Sónia Sebastião (Ed.). Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa – A afirmação global das culturas de expressão Portuguesa. Cidadania Lusófona. Vol. II. Lisboa: ISCSP, pp. 141-164.
Espirito Santo, P. (2018a), “Sistema político e processos eleitorais: as sondagens e os media”, in M. C. Patrão Neves, A. Costa Pinto, L. Sousa (Ed.). Ética Aplicada – Política. Lisboa: Edições 70, pp. 319-334.
Tellería, A. S., Correia, J. C. & Rocha, H. C. L. (2017). Structural Crises of Meaning and New Technologies. Reframing the Public and the Private in the News Media through the Expansion of Voices by Social Networks. In A. S. Tellería (Ed.) Between the Public and Private in Mobile Communication (324-343), New York: Routledge, Taylor & Francis Group.
Artigos
2019
Correia, J. C., Jerónimo, P. & Gradim, A. (2019 – no prelo). Fake News: emoção, crença e razão partilhada seletiva em contextos de proximidade. Brazilian Journalism Research, 15 (3), pp. ???. (no prelo)
Correia, J, C. (2019) A desinformação como Estratégia Política dos Populismos nas Eleições e no Debate Publico. In Estudos em Jornalismo e Mídia (EJM), v. 16, n. 2, 201
Espírito Santo, P. & Lopes, F., (2019). "Marcelo Rebelo de Sousa, a popular president who has all the media coverage - Content analysis of the press (2016-2018)", Obs. Dezembro de 2019 (volume 13, número 4).
Lopes, F. & Espírito Santo, P. (2019). “Quando um Presidente da República vive no limite do semipresidencialismo”. Estudos em Comunicaçãonº 28, vol. 1 (may 2019), 237-258.
2018
Espírito Santo, P., Lisi, M. & Ferreira Costa, B. (2018). “Membership and Activism in a New Democracy: Evidence from the Portuguese Case”. DADOS – Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, vol. 61, no 4, 2018, pp. 467-497.
Correia, J. C. (2018). Apresentação: Patologias e disfunções da democracia em contexto mediático I. Estudos em Comunicação no 26, vol. 2, pp. 1-5. Disponível em [url] http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/ec/article/view/450
Rocha, H. C. L., Correia, J. C. & Tellería, A. S. (2017). Esferas públicas, intelectuais e mídia: inclusão e exclusão social nas teorias da democracia. Revista Eptic, vol. 19, nº 1, jan-abr 2017. Disponível em [url] https://seer.ufs.br/index.php/eptic/article/view/6361
Organização de Encontros e Conferências (mais recentes)
- Conferência Jornalismo Político em Portugal, Lisboa, Assembleia da República, 11 de Junho de 2019 (Organização conjunta com Rita Figueiras, Filipe Resende, Raquel Trindade, Universidade Católica Portuguesa).
- Conferencia Política da Imagem e Imagem do Poder – Desafios da Política de Proximidade, ISCSP - SOPCOM, Lisboa, ISCSP, Universidade de Lisboa, 11 Maio de 2018.
- II Conferência Internacional Patologias e Disfunções da Democracia em Contexto Mediático, Universidade da Beira Interior, 12 a 14 de Novembro de 2018.
- I Conferência Internacional Patologias e Disfunções da Democracia em Contexto Mediático, Universidade da Beira Interior, 26 e 25 de Outubro de 2017.
Áreas de interesse do GT
Entre as áreas de interesse privilegiadas pelo GT contam-se:
a) Comunicação eleitoral
b) Novos movimentos sociais e de contestação politica
c) Opinião Pública e Teoria dos Efeitos
d) Representações de personalidade de instituições políticas
e) Novos media e movimentos sociais
f) Questões e problemas da participação na era digital
g) Teoria Política na Era Digital: questões epistemológicas, teóricas e metodológicas