Grupos de Trabalho

Os Grupos de Trabalho são secções de autonomia relativa dentro da estrutura da SOPCOM, cujo principal objetivo é constituírem-se como espaços estáveis de confluência dos investigadores associados, com afinidades ao nível dos interesses de pesquisa e capazes de gerar uma série de atividades de promoção das Ciências da Comunicação na sua área de especialidade.  De acordo com o Regulamento de Criação dos Grupos, os grupos devem refletir de algum modo a dinâmica própria dos membros da SOPCOM, independentemente de corresponderem ou não às sessões temáticas dos congressos.

Os Grupos de Trabalho devem ser grupos de dinamização, com um plano próprio de atividades e iniciativas.  


Grupos de Trabalho

Como se forma um Grupo de Trabalho? »» leia mais
Como se organiza um Grupo de Trabalho? »» leia mais 
 

Criação e Funcionamento dos Grupos de trabalho

Um Grupo de Trabalho forma-se a partir da proposta de um conjunto de membros da SOPCOM, nunca inferior a 10. Os GT’s são apreciados e aprovados pela Direção da associação, que se encontra devidamente mandatada para o efeito pela Assembleia Geral da SOPCOM.

Passos para a criação:- movimento de um grupo de sócios em torno de uma área específica de investigação ou de interesse;

- reunião de propositura (que, sendo o GT aprovado pela Direção, tem caráter de reunião fundadora), onde deve também ser eleito um coordenador. Esta reunião deve ser convocada com o conhecimento prévio da Direção da Sopcom e divulgada através da mailing list da associação (solicitar divulgação para o endereço secretariado@sopcom.pt); 

- solicitação da formalização do GT dirigida ao Presidente da Direção e documentada com o texto programático, o plano de atividades inicial e a ata da reunião de propositura.

 

O regulamento de Criação e Funcionamento dos Grupos de Trabalho da Sopcom, foi aprovado pela Direção a 23 de setembro de 2015. Está disponivel aqui (PDF 229KB)