Grupos de Trabalho

Os Grupos de Trabalho são secções de autonomia relativa dentro da estrutura da SOPCOM, cujo principal objetivo é constituírem-se como espaços estáveis de confluência dos investigadores associados, com afinidades ao nível dos interesses de pesquisa e capazes de gerar uma série de atividades de promoção das Ciências da Comunicação na sua área de especialidade.  

Os GT devem refletir a dinâmica própria dos membros da SOPCOM e a organização em áreas de investigação cientificamente pertinentes e reconhecidas no campo das Ciências da Comunicação.

Atualmente há 20 GT na SOPCOM. São grupos de dinamização, com um plano próprio de atividades e iniciativas.

Cada sócio da Sopcom poderá ser membro de, no máximo, três grupos. A adesão a um GT faz-se por inscrição pelo sócio na sua área pessoal no site da Sopcom.


Grupos de Trabalho

 

 

 
 
 

Criação e Funcionamento dos Grupos de Trabalho

Um GT forma-se a partir da proposta conjunta de, no mínimo, 10 sócios da Sopcom, sujeita a consulta pública e aprovação em Assembleia Geral da associação.

O processo de criação de um novo GT implica:

- a apresentação à direção de uma proposta de criação que identifique o nome do GT proposto, a demonstração da pertinência da sua criação e de não existência de redundância relativamente a grupos já existentes;

- a consulta pública aos sócios da SOPCOM;

- a convocação de uma reunião de fundação, após aprovação da proposta pela Direção;

- a realização da reunião de fundação do novo GT e a eleição da equipa coordenadora;

- a solicitação da formalização do GT dirigida ao Presidente da Assembleia e documentada com o texto programático, o plano de atividades para o período de um biénio e a ata da reunião de propositura.

O atual regulamento de Criação e Funcionamento dos Grupos de Trabalho da Sopcom foi aprovado pela Direção a 4 dezembro 2020. Está disponivel aqui.